A maioria das pessoas infectadas com o COVID-19 se recupera completamente em poucas semanas. Mas algumas pessoas continuam a sentir os sintomas por semanas (ou meses). Essa condição está sendo chamada de Síndrome pós-Covid.
Mas como fazer o tratamento do pós-Covid e das patologias causadas pela infecção do Coronavírus? Essa é uma pergunta bastante delicada – e a Medicina Integrativa pode ter a solução.
Neste artigo vamos entender melhor como a Medicina Integrativa pode atuar no tratamento do pós-Covid. Confira!
A necessidade do tratamento pós-Covid
“O que permanece nas doenças após a crise pode produzir recaídas.”
– Hipócrates (400 aC)
A Medicina Integrativa é uma medicina orientada para a cura que leva em consideração a pessoa como um todo, incluindo todos os aspectos do estilo de vida. Para isso, essa abordagem enfatiza a relação terapêutica entre o médico e o paciente – fazendo uso de todas as terapias adequadas.
As opções terapêuticas da Medicina Integrativa podem reduzir o risco de infecção ou aumentar a probabilidade de uma infecção mais branda. E essa abordagem também pode ser muito eficiente no tratamento do pós-Covid.
Um alto número de pacientes do COVID-19 sofrem de sintomas prolongados e diversos, incluindo fadiga, depressão e mal-estar geral. Este fenômeno é tão difundido e comum que recebeu um nome: Síndrome Pós-Covid. Segundo estudos, cerca de 10% dos pacientes com teste positivo para o vírus SARS-CoV-2 permanecem doentes por mais de três semanas, e uma proporção menor por meses. Estima-se que milhões de pessoas sofram de sintomas debilitantes de longo prazo, mesmo aqueles que relataram casos leves de COVID-19. [1]
O papel da Medicina Integrativa no tratamento do pós-Covid
A Medicina Integrativa vem fornecendo uma abordagem eficiente para o tratamento de pessoas com diversos sintomas – sintomas que muitas vezes não podem ser facilmente associados à fisiopatologia específica e, portanto, carecem de uma orientação terapêutica distinta baseada em evidências. Em vez de dispensar esses pacientes imediatamente, consideramos intervenções terapêuticas que podem fornecer alívio da dor ou alívio de condições crônicas e debilitantes. Usamos princípios como redução da inflamação – uma causa raiz de muitas doenças – e otimização de aspectos do estilo de vida, incluindo uma dieta saudável e um sono reparador, revertendo a disfunção do sistema nervoso autônomo devido ao estresse crônico, restaurando um microbioma saudável, reduzindo exposições químicas ambientais que podem alterar a função endócrina e muito mais.
Ou seja, a Medicina Integrativa pode oferecer uma gama de terapias além da abordagem convencional de antidepressivos e psicoterapia, como suplementos dietéticos, fototerapia e alterações dietéticas. A maioria dessas práticas oferece amplos efeitos salutogênicos.
A Medicina Integrativa oferece uma abordagem para o tratamento de pacientes antes mesmo de os ensaios clínicos estarem disponíveis, usando princípios estabelecidos. Trata-se de uma procura pelos mecanismos subjacentes de um processo de doença, como inflamação, e uso de modificações no estilo de vida para lidar com isso (incluindo nutrição, controle do estresse e exposição ambiental reduzida). A medicina integrativa fornece estratégias para aliviar sintomas como fadiga e depressão – extrapolando o tratamento dessas condições devido a outras causas além do COVID-19.
Por isso, a Medicina Integrativa exerce um papel importante nesta pandemia e pode ajudar uma multidão de pessoas a restaurar a sua saúde e bem-estar.
Como a Medicina Integrativa atua no tratamento pós-Covid?
Um estudo publicado em dezembro de 2020 revisou uma grande variedade de outros estudos, intervenções, resultados e amostras para analisar o papel da Medicina Integrativa no combate ao COVID-19. De acordo com os estudos revisados, as intervenções de Medicina Integrativa parecem fortalecer a saúde física e mental por meio de:
- Nutrição e suplementação de vitaminas
- Saúde mental
- Exercícios físicos
- Terapia da natureza e da floresta
- Aromaterapia
- Qualidade do sono
- Botânicos / Fitomedicina
- Homeopatia
No próximo artigo do blog vamos entender melhor cada uma dessas abordagens da Medicina Integrativa no tratamento pós-Covid. Continue acompanhando!
Você já conhecia o papel da Medicina Integrativa no tratamento do pós-Covid? Se você tiver qualquer dúvida sobre o assunto ou desejar agendar uma consulta para prevenção ou tratamento da COVID-19, entre em contato comigo!
Referências:
[1] COVID Symptom Study. How long does COVID-19 last? Kings College London, 2020. https://covid19.joinzoe.com/post/covid-long-term?fbclid=IwAR1RxIcmmdL-EFjh_aI-.
Front. Med., 11 December 2020 | https://doi.org/10.3389/fmed.2020.587749
Seifert G, Jeitler M, Stange R, et al. The Relevance of Complementary and Integrative Medicine in the COVID-19 Pandemic: A Qualitative Review of the Literature. Frontiers in Medicine, 2020. doi: https://doi.org/10.3389/fmed.2020.587749