A Índia tem sido bem-sucedida no combate ao COVID-19, com taxas de mortalidades baixas em relação a outros países. E parte deste sucesso pode ser explicada por conta dos tratamentos alternativos adotados na pandemia.
A Índia possui o Ministério AYUSH – também conhecido o Ministério da Ayurveda, Yoga e Naturopatia, Unani, Siddha e Homeopatia – que tem como principais objetivos desenvolver a educação, a pesquisa e a propagação dos sistemas de medicina alternativa na Índia. Ou seja, é um ministério que trabalha em paralelo com sistema de saúde alopático, colaborando para estender o acesso à saúde de qualidade por todo o território indiano.
Para compreendermos melhor os tratamentos alternativos usados no combate ao Coronavírus na Índia, vamos estabelecer uma comparação entre os tratamentos convencionais (usados na maioria dos outros países) e as ações criadas pelo governo indiano, em especial pelo Ministério Ayush – focado na medicina alternativa.
Tratamento convencional ao COVID-19
Durante muito tempo, não houve nenhum medicamento ou vacina específicos disponíveis para a infecção por COVID-19. Recentemente, foi desenvolvida uma vacina que ainda está em fase inicial de distribuição, o que significa que o prazo para que todos tenham acesso à imunização é indeterminado. Portanto, cuidados de suporte são fornecidos, como hidratar o paciente e tratar qualquer coinfecção. Muitos pacientes nem mesmo precisam de hospitalização; eles podem se recuperar em casa. O tratamento seguido é puramente sintomático com base nos sintomas apresentados pelos pacientes.
De acordo com o tratamento da OMS de infecções agudas, para casos suspeitos ou confirmados de COVID-19 leve, o uso de antibioticoterapia ou profilaxia não deve ser usado. Para casos suspeitos ou confirmados de COVID-19 moderado, antibióticos não devem ser prescritos, a menos que haja suspeita clínica de infecção bacteriana. Para prevenção de complicações em pacientes (adultos e adolescentes) hospitalizados com COVID-19, a profilaxia farmacológica deve ser usada – como heparina de baixo peso molecular, de acordo com os padrões locais e internacionais, para prevenir tromboembolismo venoso, quando não contra-indicado.
Tratamentos alternativos na pandemia de COVID-19
Para auxiliar no combate ao COVID-19, o Ministério da AYUSH publicou diretrizes úteis para os praticantes registrados dos Sistemas AYUSH. Essas diretrizes incorporam conselhos e informações que são os principais atores no gerenciamento da Pandemia de Coronavírus.
Vamos conferir um resumo dos tratamentos alternativos que foram recomendados pelo AYUSH, mas você pode conferir os materiais completos no site do AYUSH.
Ayurveda
A Ayurveda é uma terapia indiana milenar que utiliza técnicas de massagem, nutrição, aromaterapia, fitoterapia, dentre outras técnicas, como método de diagnóstico, prevenção e também cura, baseada nos estudos do corpo, alma e mente.
As diretrizes relacionadas ao Ayurveda incluem recomendações para que os praticantes façam uma seleção de medicamentos com base no estágio da doença, complexo de sintomas e disponibilidade dos medicamentos em sua localidade.
Para isso, os pacientes foram divididos em quatro grupos:
- Quarentena e indivíduos de isolamento domiciliar sem teste Corona positivo e profissionais de saúde: tratamento preventivo
- Indivíduos com Sintomatologia Leve, Grave, Condições Comórbidas e Imunocomprometidas: tratamento sintomático
- Sujeitos vulneráveis (mulheres grávidas e lactantes, crianças, sujeitos geriátricos): cuidados integrados (gerenciamento de Ayurveda junto com medicamentos existentes sob observação regular)
- Saúde restauradora pós-tratamento: tratamento para recuperação e rejuvenescimento
Yoga
A Yoga pode desempenhar um papel significativo no cuidado psicossocial e na reabilitação de pacientes com COVID-19 em quarentena e isolamento. Suas práticas são particularmente úteis para acalmar seus medos e ansiedade.
O documento criado pelo AYUSH fornece diretrizes para profissionais de Yoga (professores / instrutores e terapeutas certificados de ioga, etc.) para ensinar um conjunto seguro de práticas de Yoga com base em evidências científicas disponíveis, para novatos em todas as esferas da sociedade como um serviço à humanidade durante esta pandemia de COVID – 19.
As práticas de Yoga podem ser usadas por diferentes setores da sociedade no cenário atual são apresentados com os seguintes objetivos:
- Para melhorar a imunidade geral entre a população.
- Pré-reabilitação de populações vulneráveis (crianças, idosos e aqueles com condições de comorbidade, como diabetes e hipertensão) e para aqueles pacientes em isolamento / quarentena com ou sem sintomas leves.
- Adicionar intervenções baseadas em Yoga e práticas de meditação em casos covid-19 em isolamento e hospitalização para atendimento psicossocial
Naturopatia
O sistema de Naturopatia funciona melhorando a vitalidade ou modulando a imunidade e pode, portanto, ser usado como uma abordagem preventiva. No documento publicado pelo AYUSH estão várias medidas que podem ser usadas para melhorar a imunidade contra infecções. Essas medidas podem ser particularmente úteis em pacientes com comorbidades como diabetes, hipertensão, doenças cardíacas e idosos que podem ter maior suscetibilidade ao Covid-19.
Unani
A medicina Unani reconhece a influência do entorno e das condições ecológicas no estado de saúde do ser humano. Além de tratar doenças, a Unani dá grande ênfase à prevenção de doenças e à promoção da saúde existente por meio dos princípios de seis fatores essenciais (Asbab-e-Sitta Zarooriyah) da vida.
De acordo com a sabedoria clássica de Unani, melhorar a imunidade com reforços do sistema imunológico é uma das principais abordagens para a prevenção de doenças e manutenção da saúde. Portanto, uma estratégia para aumentar a imunidade e fornecer alívio sintomático na infecção do trato respiratório superior é defendida nas diretrizes publicadas pelo AYUSH.
Siddha
No Sistema Siddha, as doenças são levantadas com base na perturbação de Mukkutram. Normalmente, Thottru Noigal (doenças transmissíveis) associado com Aiya kutram (doença respiratória relacionada), é afetado devido ao seu Sthiram gunam (fator de estabilidade). Em Guru Naadiquoted, Thottru Noigal geralmente causado por Kirumi (patógenos). Os sintomas são devidos a Noiyinan vanmai (Imunidade do indivíduo), se for bom, ele / ela não será afetado. Portanto, os medicamentos são usados para neutralizar o Aiya kutram.
Homeopatia
A homeopatia é uma ciência baseada no tratamento sintomático do paciente. É um tratamento holístico que trata o paciente em vez da doença: trata-se de uma cura efetuada pela remoção de todos os sinais e sintomas perceptíveis da doença que ocorrem devido à alteração interna da força vital.
No caso de uma epidemia, a totalidade dos sintomas da epidemia é observada anotando-se os sintomas característicos de vários casos deste tipo, incluindo mais das peculiaridades desta doença coletiva, já que cada epidemia tem um caráter peculiar e uniforme comum a todos os indivíduos atacados – servindo como orientação para a descoberta de um remédio homeopático adequado para todos os casos (que se denomina gênio epidêmico).
Entre os tratamentos alternativos adotados na Índia sob orientação do Ministério AYUSH, a homeopatia é o tratamento que ganha maior relevância.
O Conselho Central para Pesquisa em Homeopatia (CCRH) sob o Ministério Ayush, na Índia, recomendou que o medicamento homeopático Arsenicum Album 30 pudesse ser tomado com o estômago vazio por três dias como profilático contra a infecção por coronavírus. A dose deve ser repetida após um mês seguindo o mesmo esquema, caso a infecção por COVID-19 prevaleça na comunidade. Vários outros medicamentos considerados eficazes no tratamento sintomático dos casos de coronavírus são Arsenicum album, Bryonia alba, Rhus toxicodendron, Belladonna, Gelsemium e Eupatorium perfoliatum, que só devem ser tomados sob orientação de um especialista, pois são prescritos com base na semelhança dos sintomas. [1]
O Dr. Aditya Kasariyans do Irã em colaboração com o Dr. Rajan Sankaran (Chefe da “The Other Song” – Academia Internacional de Homeopatia Avançada em Bombaim, Índia) coletou sintomas de 40 casos de COVID-19 no Irã. A partir do estudo detalhado desses sintomas, ele listou Arsenicum album, Camphor, Carbo vegetabilis e Veratrum album. No que se refere ao gênio da doença, é preciso considerar sua individualidade. Para colapso repentino, suor frio e relativa ausência de inquietação, ele sugeriu a cânfora como gênero epidêmico e para utilizá-la como tratamento e profilático. Cânfora 1M foi dada em alguns casos e uma melhora significativa foi observada. [2]
Você já conhecia os tratamentos alternativos usados pela Índia na pandemia de COVID-19? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Entre em contato comigo!
Referências:
[1] GOVERNO DA ÍNDIA: Press Information Bureau. Advisory for Corona virus. 2020. Disponível em: https://pib.gov.in/pressreleasepage.aspx?prid=1600895
[2] KASARYIANS, A.; SANKARAN, R. Homeopathy for Coronavirus Covid-19 infections. Faculty of Homeopathy. Disponível em: https://facultyofhomeopathy.org/members-area/covid-19/homeopathy-for-coronavirus-covid-19-infection-dr-aditya-kasariyans-and-dr-rajan-sankaran/