O AYUSH, um dos fatores responsáveis pelas baixas taxas de mortalidade da Índia nesta pandemia de coronavírus, trata-se do Ministério responsável por coordenar e distribuir tratamentos focados em medicina alternativa no país, como complementação ao tratamento alopático tradicional que conhecemos da medicina ocidental.
No contexto de uma doença em que ainda não existe vacina ou tratamento alopático específico, as diferenças da mentalidade medicinal indiana podem ser observadas pelos resultados inusitados apresentados pelo país frente à crise do Coronavírus. Tanto para o tratamento da doença como para a sua prevenção, o AYUSH vem divulgando uma série de diretrizes e orientações a serem seguidas, que buscam fortalecer a imunidade do organismo e dar suporte ao sistema respiratório – reforçando a saúde como um todo.
Quer entender melhor o trabalho do AYUSH e do sistema de saúde indiano durante a pandemia? Confira logo a seguir!
O que é o AYUSH?
O AYUSH, como também é conhecido o Ministério da Ayurveda, Yoga e Naturopatia, Unani, Siddha e Homeopatia, tem como principais objetivos desenvolver a educação, a pesquisa e a propagação dos sistemas de medicina alternativa na Índia. Ou seja, é um ministério que trabalha em paralelo com sistema de saúde alopático, colaborando para estender o acesso à saúde de qualidade por todo o território indiano.
Os tratamentos promovidos pelo AYUSH englobam diferentes agendas. Enquanto cada um dos sistemas de medicina compreendidos pelo AYUSH possui sua própria lógica de funcionamento e os seus respectivos tratamentos, as indicações fornecidas pelos profissionais que atuam em cada uma das áreas podem ser seguidas individualmente ou como complemento a tratamentos alopáticos e dos outros sistemas de saúde do AYUSH.
O papel do AYUSH durante a pandemia
O rápido aumento de pacientes com COVID-19 sobrecarregou os sistemas de saúde em todo o mundo e muitos países quase pararam. Embora a maioria das pessoas infectadas tenha um curso clínico leve a moderado, os idosos, os imunocomprometidos e aqueles com outras condições comórbidas podem ter complicações respiratórias agudas.
No momento, não há cura para COVID-19 na medicina moderna e o tratamento é, portanto, amplamente de suporte e empírico. Embora as vacinas estejam sendo desenvolvidas,ainda não há uma perspectiva clara de tempo para que estejam disponíveis para uso. A medicina moderna está tateando no escuro, experimentando vários medicamentos antivirais existentes, que foram usados para tratar outras infecções virais no passado, mas sua eficácia é fraca e os efeitos adversos são importantes, portanto têm sido contraindicados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Neste contexto, é preciso buscar abordagens preventivas, promotoras de saúde, curativas eficazes para gerenciar as novas ondas do COVID-19. A medicina moderna ocidental tem tido dificuldades em oferecer algo solidamente fundamentado para o tratamento de pacientes com COVID-19. Por outro lado, o AYUSH tem muito a nos ensinar nesta pandemia – especialmente com os tratamentos baseados em Ayurveda e Yoga e Homeopatia.
O Ayurveda e o Yoga compartilham a filosofia de fortalecer o corpo e a mente humana mantendo uma boa saúde por meio de abordagens preventivas, promotoras, curativas e reabilitadoras. A integração dessas abordagens com a medicina moderna não apenas se complementa, mas também oferece uma maneira nova e eficaz de gerenciar a atual pandemia de COVID-19.
O Governo da Índia também deu um passo ousado para iniciar isso ao constituir a ‘Força-Tarefa Interdisciplinar de Pesquisa e Desenvolvimento da AYUSH’ com o objetivo de reduzir o sofrimento e as mortes associadas ao COVID-19 na Índia. A força-tarefa iniciou várias atividades para impulsionar a pesquisa e juntar a medicina moderna e os sistemas AYUSH para combater esse desafio.
Como funcionam os tratamentos AYUSH?
Quer entender melhor como funcionam os tratamentos AYUSH em combate à pandemia do COVID-19? Para isso, vamos dividi-los em três momentos: preventido, terapêutico e reabilitação.
1. Papel preventivo
Além do distanciamento social, lavagem das mãos e uso de máscara, a medicina moderna tradicional tem pouco foco nas modalidades para aumentar a imunidade e reduzir o risco de infecção. As medidas preventivas da Ayurveda – como água medicada, gargarejos, extração de óleo e administração de óleo nasal, dietas e alimentação – podem ser praticadas como cuidados domiciliares e podem oferecer uma ‘máscara fisiológica’, reduzindo assim o risco de contrair a infecção pelo coronavírus.
Botânicos imunomoduladores promotores da saúde (Rasayana), como Withania somnifera, Tinospora cordifolia, Piper longum, Glycyrriza glabra, podem melhorar a defesa do hospedeiro e podem ser uma abordagem de prevenção eficaz contra COVID-19.
2. Potencial terapêutico
Interromper a progressão de COVID-19, uma vez que se desenvolve, também é uma parte importante do tratamento. O Ayurveda pode oferecer várias formulações à base de ervas e medidas dietéticas com potencial imunomodulador que podem ser úteis para a profilaxia pós-infecção.
A apresentação clínica de COVID-19 pode ser assintomática, leve, moderada e grave, dependendo da presença e da gravidade dos sintomas. O Ayurveda tem vários candidatos potenciais a drogas que podem ser usados como uma terapia complementar com a terapia da medicina moderna empírica no tratamento de COVID-19.
Este é um momento oportuno para dar este passo ousado e explorar o enorme potencial que essas drogas ayurvédicas podem oferecer. Essa abordagem integrativa pode ser iniciada em vários hospitais em toda a Índia de maneira padronizada, sob a supervisão de especialistas em medicina moderna e especialistas em Ayurveda.
A partir disso, também espera-se gerar evidências científicas para tal abordagem. Já existem mais de 50 estudos em andamento na Índia. O Ministério da AYUSH e o Conselho para Pesquisa Científica e Industrial, com o apoio do Conselho Indiano de Pesquisa Médica, iniciou ensaios clínicos para profilaxia e tratamento auxiliar com formulações de Ayurveda.
3. Convalescença e reabilitação
Existem evidências emergentes de que o COVID-19 tem o potencial de deixar para trás uma quantidade significativa de fibrose pulmonar. Os pacientes que se recuperarem da doença com alguma sequela necessitarão de reabilitação pulmonar com foco no alívio dos sintomas, melhora da função pulmonar, melhora da qualidade de vida e redução do estresse.
Ayurveda e Yoga têm muito a oferecer neste espaço por meio de seus vários exercícios e programas de meditação. Os efeitos da pandemia vão além do número de casos. Os efeitos econômicos, psicológicos e sociais das doenças estarão além de qualquer medida. Este é o momento em que o AYUSH acredita que o Yoga deve ser adotado para intervenções baseadas na comunidade, mas seguindo regras de distanciamento social.
Ações práticas durante a pandemia
Na busca por auxiliar a população indiana em meio à pandemia, é possível destacar algumas ações práticas do AYUSH:
- Publicação de uma série de diretrizes úteis que incorporam conselhos e informações – que são os principais atores no gerenciamento da pandemia de coronavírus;
- Lançamento do aplicativo móvel “Ayush Sanjivani” para compreender as medidas adotadas pelo público para aumentar a imunidade e manter-se saudáveis em dificuldades. Com base nos dados coletados, os sistemas AYUSH poderão desenvolver novas ações no combate à pandemia.
- Divulgação do Protocolo Nacional de Gerenciamento Clínico baseado em Ayurveda e Yoga para gerenciamento de COVID-19, que se concentra no tratamento de indivíduos com sintomas leves de COVID-19.
Você já conhecia o papel do AYUSH no bom desempenho da Índia durante a pandemia? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe seu comentário ou me envie uma mensagem!
Continue acompanhando esta série e confira na próxima semana mais sobre os tratamentos indicados pelo governo indiano durante a pandemia do Coronavírus!
Referências:
MINISTRY OF AYUSH. Background. Disponível em: https://main.ayush.gov.in/about-us/background
GOPICHANDRAN, V.; KUMAR, C. S. Mainstreaming AYUSH: an ethical analysis. Indian Journal of Medical Ethics, Vol IX, No 4. 2012.
TILLU, G.; SALVI, S.; PATWARDHAN, B. AYUSH for COVID-19 management. Journal of Ayurveda and integrative medicine, 11(2), 2020. doi: https://doi.org/10.1016/j.jaim.2020.06.012
VIDA VEDA. Como o Ayurveda pode ajudar a lidar com o coronavírus? Disponível em: https://medium.com/@vidaveda/como-o-ayurveda-pode-ajudar-a-lidar-com-o-coronav%C3%ADrus-7ab00fe5c62b#:~:text=O%20Minist%C3%A9rio%20do%20Ayurveda%2C%20Yoga,gest%C3%A3o%20dos%20sintomas%20do%20coronav%C3%ADrus
GOVERNMENT OF INDIA. Revised Guidelines on Clinical Management of COVID – 19 Government of India, Ministry of Health & Family Welfare, Directorate General of Health Services. Disponível em: https://www.mohfw.gov.in/pdf/RevisedNationalClinicalManagementGuidelineforCOVID1931032020.pdf Available on.
TILLU G.; CHATURVEDI, S.; CHOPRA, A.; PATWARDHAN, B. Public health approach of Ayurveda and Yoga for COVID-19 prophylaxis. J Alternative Compl Med, 26(5), 2020.
CHATURVEDI S.; KUMAR N.; TILLU G.; DESHPANDE S.; PATWARDHAN, B. AYUSH, Modern medicine and the Covid-19 pandemic. Indian J Med Ethics. 2020 doi: 10.20529/IJME.2020.058.