Mais de um ano depois do início dos primeiros casos do Covid-19 no Brasil, o tratamento da doença continua sendo um grande desafio para a comunidade médica. Mesmo com o surgimento de vacinas para a imunização, os casos de pacientes com coronavírus ainda são bastante graves.
Neste contexto, a homeopatia pode auxiliar no combate à Covid-19. Estamos falando de uma abordagem que já se mostrou muito eficiente em outras epidemias ao longo da história – e pode atuar na prevenção, sintomas de pacientes com Covid-19 e também no pós-Covid.
Quer entender melhor como a homeopatia pode auxiliar no combate à Covid-19? Confira logo a seguir!
A abordagem da homeopatia na pandemia
A homeopatia, uma ciência médica criada há 220 anos pelo médico alemão Samuel Hahnemann, contempla a totalidade do ser humano em detrimento de doenças isoladas. Ela age por meio de estímulos energéticos desencadeados por medicamentos homeopáticos com o intuito de restaurar a capacidade reacional do corpo para manter a funcionalidade física e psíquica da pessoa.
A homeopatia vê cada indivíduo como um ser único e visa tratar o doente como um todo, entendendo através dos sintomas a individualização de cada caso.
Quando uma população é acometida por uma epidemia, cada pessoa irá reagir de acordo com o seu potencial genético e com a sua susceptibilidade, que só pode ser compreendida ao considerar as influências externas do ambiente em conjunto com as causas internas, sejam elas físicas, psicológicas.
A medicina tradicional tem que esperar até que a causa da patologia seja encontrada, enquanto na homeopatia levamos em consideração a resposta do organismo ao fator causal (a totalidade dos sintomas) para iniciar o tratamento. Portanto, a intervenção pode ser imediata e muito útil para o paciente.
A totalidade dos sintomas de cada paciente passa a ser os sinais norteadores para encontrar o remédio indicado. Desta forma, podemos prescrever um produto em solução diluída com as primeiras manifestações dos sintomas, impedindo o desenvolvimento completo da patologia.
Homeopatia e Covid-19
A homeopatia é um sistema médico completo que explora uma propriedade principal da natureza: o princípio da similitude. Segundo esse princípio, postulado por Hipócrates, resgatado por Paracelso e aplicado por Samuel Hahnemann, pode-se curar uma doença por remédios que provocam no indivíduo sintomas análogos àqueles da denfermidade.
Ou seja, o médico confia na totalidade dos sintomas revelados durante toda a evolução da infecção e prescreve uma diluição homeopática que comprovadamente cura condições semelhantes. Esta é uma grande vantagem neste momento, enquanto a doença de Covid-19 está em rápido desenvolvimento, porque o diagnóstico da abordagem homeopática é baseada em sintomas individuais (se estes forem muito característicos) ou na totalidade dos sintomas – e não na patologia.
Existem evidências de que os tratamentos homeopáticos podem ser eficientes no combate a diversas patologias relacionadas à infecção por Coronavírus – mesmo as que desafiam os tratamentos alopáticos na sua resolução.
Uma pesquisa bibliográfica foi realizada usando várias bases de dados bibliográficas para coletar todos os artigos relevantes de pesquisa e revisão, relatórios, textos arquivados, gravações de youtube, páginas da web etc. Evidências em várias epidemias mostram claramente que a homeopatia pode ser usada tanto terapêutica e / ou como profilática com sucesso usando abordagens como Genius Epidemico, nosódios, entre outros. Seus maiores sucessos foram registrados na prevenção e tratamento de doenças semelhantes à gripe. [1]
Ou seja, a homeopatia resistiu ao teste do tempo ao longo dos séculos como uma abordagem notável no controle da morbidade, bem como da mortalidade em epidemias. A administração do “gênio epidêmico” homeopático como profilático para o público em geral ou tratamento homeopático adjuvante em casos sintomáticos pode ser uma abordagem barata, segura e viável para gerenciar e aliviar os impactos do Covid-19.
Homeopatia e a pneumonia
Uma das principais alterações em pacientes com Covid-19 é a pneumonia intersticial com resposta hiperérgica anormal do sistema imunológico. Este tipo específico de pneumonia é um padrão de infecção viral dos pulmões, sendo que a pneumonia viral é sempre caracterizada por infiltração intersticial e compromete a capacidade de complacência do pulmão – ou seja, o grau de extensão dos pulmões para cada aumento da pressão transpulmonar.
Em muitos casos, as terapias convencionais administradas até agora não foram efetivas para tratar estas alterações pulmonares. Desta forma, ainda não está claro como produzir um efeito imunossupressor eficaz e seguro para tratar a resposta imune patológica exagerada por Covid-19 (chamada de tempestade de citocinas): na verdade, estamos em um momento de grande discussão entre a comunidade científica quanto a um tratamento eficiente para a maioria dos pacientes.
Alguns estudos destacaram efeitos colaterais significativos em pacientes que foram afetados após receber imunossupressores e terapias baseadas em interleucina, sendo uma delas a Síndrome de Liberação de Citocinas (ou, tempestade de citocinas) – que se refere a uma liberação descontrolada e avassaladora de mediadores pró-inflamatórios por um sistema imunológico excessivamente ativado.
Similarmente, outros autores destacam que, na maioria dos casos, a terapia antiviral isolada pode ser inadequada, uma vez que tratamentos com corticosteróides e soroterapia não possuem antecedentes claros de eficiência. Mais da metade dos pacientes com SARS, uma infecção viral causada por uma variante viral de coronavírus similar ao Covid-19, sofrem de dores nas articulações e anormalidades na medula óssea ao serem tratados com corticosteróides. Outras terapias com o objetivo de diminuir as taxas excessivas de mediadores inflamatórios séricos, como plasmaférese ou terapia de substituição renal contínua, requerem equipamento específico ou não têm eficácia documentada.
Neste contexto, a utilização de medicação homeopática vem mostrando grande potencial de aplicação no combate à pneumonia e restabelecimento da saúde dos pacientes acometidos por esta complicação. O uso de medicamentos homeopáticos como Arsenicum album, Stannum, e Ribes nigrum – têm um histórico de efetividade notável contra este tipo de condição específica, particularmente relevante nos casos em que a alopatia não foi eficiente em tratar os sintomas, como na atual situação da pneumonia causada pelo Covid-19.
Na prática clínica, os pacientes com pneumonia restritiva intersticial que não responderam bem à terapia convencional anterior melhoraram muito, tanto nos sintomas subjetivos quanto nos resultados respiratórios funcionais. O uso racional desses remédios poderia ser eficaz, especialmente considerando que Ribes produz um efeito semelhante à cortisona e pode reduzir tanto a resposta inflamatória quanto a resposta imune hiperérgica [2].
Combate à Covid-19 na prática
Mas, afinal, como a homeopatia pode auxiliar no combate à Covid-19 na prática?
Conforme vimos ao longo do artigo, a homeopatia considera a realidade de cada paciente para promover a cura. Por conta disso, essa abordagem pode ser utilizada de diversas formas quando falamos sobre o coronavírus:
- Prevenção. Os medicamentos homeopáticos podem ser usados como forma de aumentar a imunidade e minimizar possíveis deficiências no sistema imunológico dos pacientes. Dessa forma, torna-se possível reduzir os riscos trazidos pelo Covid-19.
- Tratamento. Para os pacientes que já contraíram Covid-19, a homeopatia atua ativamente no combate aos sintomas – sejam eles leves ou graves.
- Pós-Covid. Já nos casos de pessoas que continuam apresentando sintomas do Covid-19 após o tempo de ação do vírus, a homeopatia também auxilia no controle desses sintomas para que seja restabelecido o equilíbrio da saúde.
Você já sabia como a homeopatia pode auxiliar no combate à Covid-19? Se você tiver qualquer dúvida sobre o assunto ou desejar agendar uma consulta para prevenção ou tratamento da Covid-19, entre em contato comigo!
Referências
[1] Anupriya, Chaudhary; Anil, Khurana. A review on the role of Homoeopathy in epidemics with some reflections on COVID-19 (SARS-CoV-2). Indian Journal of Research in Homoeopathy | Published by Wolters Kluwer – Medknow, Volume 14, Issue 2, 2020.
[2] Tramontana, A. COVID-19 Pneumonia: A Potential Role of Homeopathy. Homeopathy, volume 110, issue 01, 2021. doi: 10.1055/s-0040-1721063
Kalliantas D, Kallianta M, Karagianni CS. Homeopathy combat against coronavirus disease (Covid-19). Z Gesundh Wiss, Volume 5:1-4, 2020. doi: 10.1007/s10389-020-01305-z
Correa, Anderson Domingues; Siqueira-Batista, Rodrigo; Quintas, Luis Eduardo M. and Siqueira-Batista, Romulo. Similia Similibus Curentur: revisitando aspectos históricos da homeopatia nove anos depois. Hist. cienc. saude-Manguinhos. Vol.13, n.1 , 2006. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-59702006000100002.
Kalliantas, D., Kallianta, M., & Karagianni, C. S. Homeopathy combat against coronavirus disease (Covid-19). Zeitschrift fur Gesundheitswissenschaften = Journal of public health, Volume 1, Issue 4, 2020. doi: https://doi.org/10.1007/s10389-020-01305-z