Você já ouviu falar sobre Terreno Biológico? Ou, melhor: sabia que você possui um Terreno Biológico que influencia diretamente na sua saúde física e mental?
Apesar de não ser um conceito muito conhecido, os tratamentos que levam em consideração o Terreno Biológico podem ser muito bem-sucedidos para curar as mais diversas enfermidades. Afinal, não podemos deixar de levar em consideração que o corpo humano é um conjunto integrado de partes que precisam funcionar em total harmonia – e tudo está interligado.
Quer entender a importância de conhecer o seu Terreno Biológico? Então confira ao longo deste artigo!
O que é o Terreno Biológico?
O corpo humano é formado por mais de cem trilhões de células que trabalham perfeitamente em harmonia. Para que funcionem corretamente, elas necessitam de um ambiente saudável que as alimente e nutra com todos os elementos de que precisam, como água, vitaminas, nutrientes e minerais, além da correta harmonização entre os diversos elementos – assim como o solo faz com as plantas.
No caso do organismo, chamamos este ambiente de Terreno Biológico.
Como o Terreno Biológico influencia no aparecimento de enfermidades?
O estado do Terreno Biológico é extremamente relevante ao desenvolvimento de doenças, pois o que aparece na superfície, os sintomas, estão conectados a uma raiz. Como se diz na linguagem coloquial: é preciso encontrar a raiz do problema. E é verdade. Caso contrário, o que ocorre, é o que muitos pacientes relatam. Os sintomas desaparecem, e voltam depois, da mesma forma, piores, ou através de novos sintomas. A raiz da enfermidade não foi corrigida, e, com o tempo, vai se aprofundando cada vez mais.
Este conceito de Terreno Biológico foi descrito a primeira vez em 1900 pelo cientista francês L.C. Vincent, que media, entre outras coisas, o pH do sangue, urina e saliva dos indivíduos buscando compreender o contexto da enfermidade. Outra forma de entender este conceito é através da ideia de Constituição, que foi postulada dentro da Homeopatia
“Nenhum conhecimento é perfeito a menos que inclua uma compreensão da origem – isto é, o começo; e como todas as doenças do homem se originam em sua constituição, é necessário que sua constituição seja conhecida se quisermos conhecer suas doenças.” Paracelso
A constituição é definida como a estrutura, composição, constituição física ou natureza de uma pessoa, compreendendo qualidades herdadas e modificadas pelo meio ambiente. A palavra constituição vem da raiz latina constituere, que significa constitui: constituir, estabelecer, formar ou compor, nomear para dar existência.
Na Homeopatia, a escolha do remédio é baseada na consideração da totalidade dos sintomas e circunstâncias de um indivíduo, incluindo personalidade, comportamentos, medos, respostas ao ambiente físico, preferências alimentares e assim por diante.
A constituição, ou, o terreno biológico, são uma união entre a genética e a epigenética (fatores ambientais que despertam ou fazem os genes adormecer). Tudo isso produz o solo no qual vão se formar plantas equilibradas (saúde), ou ervas daninhas (doença).
As doenças podem aparecer por um combinado de inúmeras variáveis, e um corpo aparentemente saudável nem sempre o é. As condições de equilíbrio do ambiente interno do organismo são muitas e muito complexas.
Uma citação do Dr. Rudolph Virchow, o Pai da Patologia Moderna, apoia esta ideia: “Se eu pudesse viver minha vida novamente, eu a dedicaria a provar que os germes procuram seu habitat natural – tecido doente – em vez de serem a causa de tecido enfermo. Em outras palavras, os mosquitos procuram a água estagnada, mas não fazem com que a poça fique estagnada.”
Um exemplo muito utilizado para ilustrar estes conceitos é o de um peixe em um aquário. Se a água estiver contaminada, o peixe ficará cada vez mais fraco e, eventualmente, ficará doente. No entanto, de nada adianta tratar o peixe enquanto a água estiver suja, pois ele voltará a ficar enfermo até estar em um ambiente saudável para viver.
Com o nosso corpo, o paralelo é o mesmo: precisamos de um Terreno Biológico saudável para que as células e órgãos funcionem perfeitamente. Quanto mais este ambiente estiver acumulando resíduos e toxinas, e recebendo poucas quantidades de nutrientes de qualidade, mais o corpo estará suscetível ao aparecimento de doenças e perturbações.
Mas como podemos limpar o Terreno Biológico e manter um organismo saudável? Vamos entender a seguir o papel da Medicina Integrativa.
Medicina Integrativa e o Terreno Biológico
A medicina convencional, em muitos casos, não visa tratar a causa raiz de muitas de nossas doenças. Na alopatia ((do prefixo grego, állos, “outro”, “diferente” + o sufixo páthos, “sofrimento”), método terapêutico que impera na medicina atual em que se busca anular um sintoma com algo que produza o oposto dele, com frequência o principal foco é “silenciar” o sintoma em vez de ajudar o corpo a se recuperar do que gerou a enfermidade. Esta capacidade de ‘autocura’, todos os seres vivos têm. E, muitas vezes, se isso não está em plena atividade em um ser humano, é porque algo está bloqueando. É necessário olhar o todo e buscar estes pontos de bloqueio para que, como dizia Samuel Hahnemann, o fundador da Homeopatia, a força vital que regula as plenas funções do ser humano possa governar livremente a fim de que cada um realize os mais altos fins de sua existência.
A Medicina Integrativa, considerando o Terreno Biológico, age de forma muito diferente. Esta forma de tratamento apoia os mecanismos naturais de cura do corpo e o nosso terreno biológico. Isso é conseguido através do incentivo à nutrição adequada, livrando o corpo de toxinas e restaurando as funções normais do organismo para um equilíbrio saudável.
Para que o nosso organismo tenha um ambiente saudável, não existe uma fórmula mágica. É necessário fazer um trabalho diário de cuidado e saúde, combinando bons hábitos de exercícios, sono, qualidade de vida e alimentação para prover ao corpo todas as condições de que precisa para se manter em equilíbrio e bem nutrido.
Além disso, a homeopatia com o seu processo de cura ‘de dentro para fora’, pode estimular a harmonização e ‘limpeza’ deste terreno biológico. Por isso, que é muito comum no curso do tratamento homeopático, um processo chamado de exoneração.
Neste quesito, podemos destacar a importância de uma alimentação natural e livre de agrotóxicos. Uma dieta completa e rica em nutrientes deve contar com diversos elementos, como vitaminas, macrominerais – cálcio, cloro, sódio, fósforo, potássio, enxofre e magnésio, presentes em cerca de 99,98% do substrato do organismo humano – e microminerais, ou oligoelementos, um conjunto de elementos químicos inorgânicos, tais como ferro, zinco, cobalto, selênio, cobre, iodo, flúor e manganês, que participam de apenas 0,02%.
No entanto, apesar de parecer uma quantidade ínfima, eles são extremamente importantes para o equilíbrio biológico, desempenhando funções indispensáveis para o organismo. Sua principal fonte para o organismo é a alimentação, mas, nos últimos 60 anos, vem se tornando cada vez mais difícil obtê-los. Por um lado, as aplicações da química agrícola e de adubos como os de fator NPK aumentam a quantidade da produção, mas diminuem a qualidade dos alimentos consumidos. Por outro, o próprio processo de refinamento dos produtos como açúcar e farinha leva à sua desmineralização.
Assim, são vários os cuidados que podem ser tomados ao buscar um Terreno Biológico equilibrado e um ambiente interno mais saudável.
Você já conhecia o conceito de Terreno Biológico? Quer entender melhor como pode cuidar do seu Terreno Biológico para viver uma vida mais saudável e feliz? Então entre em contato comigo e vamos caminhar juntos em direção a uma melhor saúde!
Referências
Revista Medicina Integrativa. Oligoelementos: muito mais do que complementos nutricionais. 2020. Disponível em: https://revistamedicinaintegrativa.com/oligoelementos-muito-mais-do-que-complementos-nutricionais/
Olá Sofia,
seu texto sobre terreno biológico está sensacional, meus parabéns.
Vou citá-lo numa aula que darei em breve.
Gratidão pelo empenho e dedicação.
Dou Dra. Elaine Pimentel, médica integrativa e homeopata e compartilho do mesmo desejo de servir ao SER em sua totalidade e individualidade.
Olá Elaine!
Agradeço muito seu comentário e sua colocação.
Desejo de coração que sua aula tenha tocado as pessoas e aberto a compreensão em relação à saúde integral!
Um grande abraço e estamos juntas!