A ivermectina tem sido divulgada em alguns meios de comunicação como um provável tratamento para a Covid-19 e, inclusive, por muitos está sendo tomada como forma preventiva. Seu estoque nas farmácias está acabando pois muitos estão comprando e inclusive estocando a medicação em suas casas.
Porém, é preciso ter muito cuidado antes da utilização de qualquer medicamento sem o acompanhamento médico. Entenda a seguir por que não é recomendado o uso da ivermectina para prevenção de Covid-19.
De onde esta ‘onda’ da ivermectina surgiu?
Toda essa ‘onda’ surgiu porque a ivermectina mostrou reduzir a replicação de RNA viral do SARS-CoV-2 em estudos in vitro – que são estudos em que se isola o vírus e se aplica o medicamento diretamente sobre ele.
Porém, estes estudos nem sempre refletem os seus resultados em estudos in vivo (ou seja, no ser humano), uma vez que mecanismos muito complexos estão envolvidos na dinâmica do medicamento dentro do organismo humano.
O que acontece é que, para ter eficácia contra o SARS-CoV-2, a ivermectina precisaria ser aplicada em uma dose 17 vezes maior do que a dose máxima permitida para humanos – o que causaria efeitos tóxicos ao Sistema Nervoso Central.
É recomendado usar a ivermectina?
Em um contexto de uma doença para a qual não existem medicamentos aprovados e, ainda mais, em um âmbito de uma doença grave com poucas opções de tratamento, é aceitável e permitido ao médico que prescreva medicamentos offlabel (não indicados para aquele uso).
Entretanto, quando falamos de prevenção, não está indicado o uso desta medicação, que, como todas, possui seus efeitos colaterais. Entre esses estão: diarreia e náusea, dor abdominal, constipação, tontura, tremores, entre outras.
Inclusive, no dia 10 de julho a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) se posicionou contra uso rotineiro da ivermectina para prevenção e tratamento da doença pelo novo coronavírus.
Então, como prevenir o COVID-19?
Em vez de utilizar uma alternativa que não tem eficácia comprovada e que, ainda, pode oferecer riscos à saúde, sugiro outras alternativas que têm comprovadamente benefícios no fortalecimento do sistema imunológico e prevenção de gripes e resfriados – como a Vitamina C, o Zinco, o própolis, a equinácea, a Vitamina D, entre outros. Sempre com a orientação de um profissional qualificado!
Referências bibliográficas:
- Portal Anvisa. http://portal.anvisa.gov.br/noticias/-/asset_publisher/FXrpx9qY7FbU/content/nota-de-esclarecimento-sobre-a-ivermectina/219201
- Caly L., Druce J.D., Catton M.G., Jans D.A., Wagstaff K.M. The FDA-approved Drug Ivermectin inhibits the replication of SARS-CoV-2 in vitro. Antivir Res. 3 April 2020:104787
- Bray, M. et al. Ivermectin and COVID-19: A report in Antiviral Research, widespread interest, an FDA warning, two letters to the editor and the authors’ responses. Antiviral Res. 2020 Jun;178:104805. doi: 10.1016/j.antiviral.2020.104805.