“A primeira, a única vocação do médico, é restabelecer a saúde nos enfermos: é o que se chama curar.” Samuel Hahnemann – Organon da Arte de Curar.
A homeopatia é uma ciência médica desenvolvida na Alemanha e que vem sendo utilizada há mais de 200 anos. Ela não é apenas uma modalidade ou terapia, mas sim um sistema de medicina completo, com sua própria maneira de entender o paciente, as doenças e o processo de cura.
Na homeopatia, cada paciente é considerado único, e o método de cura busca compreender o organismo de forma integral, como uma grande rede que combina os vários aspectos de um indivíduo e se mantém saudável quando em equilíbrio. Assim, a doença ocorre quando existe um desequilíbrio no sistema, que pode se manifestar como uma patologia específica mas que pode ter causas que não ser tão visíveis e compreensíveis de imediato.
Desta forma, um problema estomacal pode não ser originário no próprio estômago, e sim ser um efeito causado por questões psicológicas, por exemplo. Por isso, a homeopatia olha para além dos rótulos das patologias e promove o tratamento das suas causas, e não dos seus sintomas. Seu objetivo é curar o paciente por dentro, proporcionando a saúde do indivíduo como um todo, e não através de diferentes drogas para cada parte com problema.
Na prática, ela pode ser utilizada como terapia única ou combinada aos tratamentos convencionais, sendo aplicada na cura das mais diversas enfermidades. Quando aplicada corretamente, a homeopatia pode oferecer inúmeros benefícios para a saúde e qualidade de vida dos pacientes. Mas como funciona este sistema de cura? Vamos ver a seguir!
Como funciona a homeopatia?
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Hahnemann (1755-1843) foi o fundador da Homeopatia, um sistema médico vitalista que concebe as moléstias como alterações da energia vital de cada paciente, que pode ser reestabelecida a partir de agentes que provoquem os mesmos sintomas que o paciente apresente.
Similia similibus curantum – é o princípio de cura que Hahnemann, inspirado em Paracelso, resgatou de Hipócrates, considerado o Pai da Medicina.⠀
Neste sistema são usadas doses mínimas, infinitesimais, que agem sobre a energia vital alterada por meio de sua energia curativa, posta em liberdade pelo seu modo de preparação farmacêutica (dinamização).
A homeopatia se baseia na observação de que substâncias capazes de causar distúrbios da mente ou do corpo em pessoas saudáveis podem ser usadas na forma diluída como remédios para tratar distúrbios semelhantes em alguém que está doente, qualquer que seja a causa da doença. A chave para o sucesso do tratamento homeopático é identificar a semelhança entre os efeitos da substância original em pessoas saudáveis e o padrão da doença no indivíduo doente.
Utilizações eficientes e comprovadas da homeopatia
A homeopatia pode ser utilizada para tratar uma grande diversidade de enfermidades e restabelecer a saúde de todo o corpo. Veja algumas das utilizações comprovadas deste tratamento:
- Ajuda a reduzir a necessidade de antibióticos nos cuidados de saúde humana e veterinária, reduzindo assim o problema de resistência antimicrobiana
- Aumenta a qualidade de vida e reduz a gravidade das queixas em pacientes com doenças crônicas, quando integrado aos cuidados de saúde
- Pode reduzir o uso de medicamentos convencionais de longo prazo, quando integrados aos cuidados de saúde
Além disso, nos últimos muitos estudos foram realizados para comprovar e mensurar a eficiência do tratamento homeopático.
Em um estudo realizado por Gibson e publicado pela British Journal of Clinical Pharmacology, quarenta e seis pacientes com artrite reumatóide receberam remédios homeopáticos ou placebo – sendo que os remédios foram selecionados de acordo com os princípios homeopáticos tradicionais para combinar com cada indivíduo (simillimum). Ambos os grupos puderam continuar com seus medicamentos convencionais. Foi observada uma melhoria naqueles tratados com remédios homeopáticos, mas não no grupo placebo. Neste mesmo estudo, em um ano, 42% dos pacientes tratados homeopaticamente conseguiram interromper todos os tratamentos farmacêuticos convencionais.
Outro estudo, publicado por Reilly no periódico científico The Lancet, usou como base 28 pacientes que sofrem de asma alérgica e testou tratamentos homeopáticos dados como um complemento aos seus cuidados convencionais habituais. Dentro de uma semana do início do tratamento, e se estendendo durante as oito semanas do estudo, os pacientes que receberam homeopatia tiveram uma melhora significativa em sua função respiratória e nos testes de reatividade brônquica.
Benefícios da homeopatia para uma vida saudável
O European Committee for Homeopathy (ECH) destaca os principais benefícios da homeopatia para uma vida saudável:
Abordagem holística
Os benefícios da homeopatia são muitos – principalmente pela abordagem holística dos cuidados, em que o médico vê os pacientes como um todo, em vez de uma condição clínica ou um conjunto de sintomas.
Ou seja, o paciente é considerado único, exigindo avaliação e tratamento individual. Ele é visto como uma entidade integrada, incluindo os aspectos físicos, mentais, emocionais, espirituais, sociais e quaisquer outros aspectos da pessoa total.
Além disso, os indivíduos são vistos como sistemas vivos que são autocurativos, autorrenovadores, homeostáticos e adaptativos. Saúde não é apenas a ausência de doença / enfermidade, mas a capacidade de um sistema, por exemplo, célula, organismo, família, sociedade, de responder de forma adaptativa a uma ampla gama de desafios ambientais.
A homeopatia vai além dos rótulos das doenças para curar suas causas, e não apenas seus sintomas, e estimula os próprios poderes de cura naturais do corpo para trazer saúde, vitalidade e bem-estar. Não trata superficialmente apenas afastando os sintomas, mas cura o paciente por dentro. Por isso, os pacientes freqüentemente relatam melhora na energia geral, humor, qualidade do sono e digestão, e o desaparecimento de outros sintomas aparentemente não relacionados à condição sendo tratada com homeopatia.
Um sistema completo de medicina
Os medicamentos homeopáticos têm como objetivo melhorar o nível de saúde, estimulando o mecanismo de autorregulação. Melhorar o nível de saúde implica reduzir qualquer processo de doença, bem como a suscetibilidade a doenças e enfermidades. Isso significa que não se limita a certas doenças, mas é universalmente aplicável a todos os tipos de doenças.
Além disso, a homeopatia oferece opções terapêuticas em casos em que os tratamentos convencionais falharam ou onde não existem tratamentos convencionais para o problema, sejam contra-indicados ou não tolerados.
Eficiência do tratamento
O tratamento homeopático é um método eficaz de cura – tanto em condições agudas quanto crônicas, conforme afirmado por milhões de pacientes e milhares de médicos homeopatas. Pode até oferecer cura de longa duração a permanente, tratando a doença desde suas raízes, para a maioria das enfermidades.
A homeopatia é uma alternativa eficaz aos antibióticos em doenças infecciosas, não produzindo efeitos colaterais tóxicos e trazendo uma recuperação rápida. As infecções virais também são muito bem tratadas com homeopatia. Além disso, a homeopatia é eficaz para uma variedade de queixas que ocorrem em crianças, incluindo problemas comportamentais.
Outras condições médicas tratadas com sucesso são: doenças de pele; dor musculoesquelética, artrite, osteoartrite, ciática, bursite e fibromialgia; alergias, infecções frequentes; cefaleia tensional e enxaqueca; azia, gastrite, obstipação, doenças intestinais, síndrome do intestino irritável, doença inflamatória do intestino; resfriados frequentes, sinusite, amigdalite, tosse, asma e infecções respiratórias; condições emocionais, como depressão, ansiedade, insônia; distúrbios menstruais, síndrome pré-menstrual, infertilidade, afrontamentos; enjoos matinais, indução do parto, dor do parto, problemas de lactação, inflamação da mama (mastite); disfunções coronárias, doenças hepáticas, doença de Ménière.
Um tratamento seguro
A homeopatia é segura. Ao contrário dos medicamentos alopáticos (que muitas vezes são necessários), os medicamentos homeopáticos têm baixo risco de efeitos adversos devido ao seu uso. Pacientes incapazes de usar medicamentos convencionais devido aos efeitos colaterais podem frequentemente usar medicamentos homeopáticos com segurança.
Os medicamentos homeopáticos são naturais, preparados a partir de pequenas quantidades de ervas, minerais e produtos animais, levados às doses infinitesimais através do método da ultradiluição e dinamização. Eles são adequados para mulheres grávidas, bebês e crianças.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Você já conhecia os benefícios da homeopatia? Acompanhe futuras postagens nas quais explicarei mais sobre este incrível método terapêutico que é a Homeopatia.
Drª Sofia Bittencourt
Médica – CRM-RS 46050
Referências:
- Camerlink I, Ellinger L, Bakker EJ, Lantinga EA. Homeopatia em substituição aos antibióticos no caso de diarreia por Escherichia coli em leitões neonatais. Homeopatia. Janeiro de 2010; 99 (1): 57-62
- Witt CM, Lüdtke R, Baur R, Willich SN. Prática médica homeopática: resultados em longo prazo de um estudo de coorte com 3981 pacientes. BMC Public Health 2005; 5: 115
- Spence DS, Thompson EA, Barron SJ. Tratamento homeopático para doenças crônicas: um estudo observacional ambulatorial de um hospital universitário de 6 anos. J Altern Complement Med 2005; 11: 793-798
- Mathie RT, Robinson TW. Resultados da prescrição homeopática na prática médica: um estudo piloto prospectivo e direcionado à pesquisa. Homeopatia 2006; 95: 199–205
- Thompson EA, Mathie RT, Baitson ES, et al. Rumo ao estabelecimento padrão para resultados relatados pelo paciente nos hospitais homeopáticos do NHS. Homeopatia 2008; 97: 114-121
- Witt CM, Lüdtke R, Mengler N, Willich SN. Quão saudáveis são os pacientes com doenças crônicas após oito anos de tratamento homeopático? –Resultados de um estudo observacional de longo prazo BMC Public Health 2008; 8: 413
- Gibson, R.G. Homeopathic Therapy in Rheumatoid Arthritis: Evaluation by Double-Blind Clinical Therapeutic Trial. British Journal of Clinical Pharmacology, 1980, 9, pp.453-459
- Reilly, D. et al. (1994). Is Evidence for Homeopathy Reproducible? The Lancet, 344, 1601-1606.
- Comitê Euroupeu de Homeopatia. Disponível em: https://homeopathyeurope.org/